CLAREAMENTO DENTAL
Mesmo que o indivíduo apresente higiene bucal exemplar, os dentes acabam ficando amarelados com o passar do tempo. Isso acontece por diversos motivos, entre eles, o tabagismo. O clareamento dental é uma solução para resgatar a cor mais clara dos dentes, deixando o sorriso ainda mais bonito.
O Clareamento Dental é um processo em que o dentista auxilia na remoção de manchas e corrige a descoloração dos dentes. O procedimento pode ser feito de diversas formas, cabendo ao profissional especializado indicar o melhor processo de branqueamento.
Clareamento convencional (a gel)
O clareamento convencional, conhecido como clareamento caseiro, é uma das formas mais comuns de se fazer um branqueamento dentário, oferecendo, entre outras vantagens, a possibilidade de fazer o branqueamento no conforto de casa.
No procedimento, o Cirurgião Dentista realiza uma moldagem do paciente, enviando esta moldagem ao laboratório, para confecção de uma placa de acetato, que se adaptará perfeitamente à arcada dentária do paciente moldado. Com o auxílio da placa de acetato para a aplicação do produto, o paciente se utilizará de géis que contém oxigênio em sua formulação, materiais estes que, em íntimo contato com a estrutura dental, promoverão o clareamento dos elementos dentários, em processo conhecido por oxidação. O paciente usará a placa, com o gel clareador, em casa, durante o período determinado pelo dentista.
Clareamento de Consultório (profissional)
Nesse procedimento, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica uma pasta oxidante - e de composição bem mais concentrada que o gel utilizado no tratamento caseiro - que recebe um feixe de luz e provoca uma reação química que possibilita o branqueamento dos dentes por meio da oxidação. É um procedimento feito apenas em clínicas odontológicas e por profissionais especializados.
Clareamento Misto
Trata-se da combinação das duas técnicas descritas anteriormente. É a que apresenta melhores resultados.